Especialista explica a importância de exercícios de fortalecimento para ajudar a manter o joelho livre de uma de suas lesões mais comuns
Por: Fernando Rocha - São Paulo - 28/08/2015
Uma das principais preocupações de corredores em todo o mundo, sem dúvida nenhuma, é o joelho. Parte importantíssima para o movimento completo das pernas, a região sofre com impactos e atritos gerados na corrida, podendo causar a condromalácia patelar, uma das lesões mais comuns nesta articulação. Para prevenir e tratar de maneira adequada este problema, o reforço muscular é o principal método utilizado por treinadores e fisioterapeutas.
O desgaste que ocorre na cartilagem na região anterior do joelho é tido como um dos grandes problemas para quem pratica corrida. Há diferentes graus de deterioração da cartilagem e para evitar que esta lesão o atinja, é importante tomar algumas medidas.
A condromalácia patelar pode ocorrer com certa facilidade quando a musculatura do quadril (glúteo máximo e médio) não está adequadamente fortificada, levando ao desalinhamento dos membros inferiores durante as atividades físicas que exigem mais das pernas – como a corrida. Para o fisioterapeuta do Club Fisio, André Nogueira, caso o indivíduo não faça nenhum tipo de trabalho muscular, problemas surgirão. “A falta do fortalecimento mais rígido aumenta o estresse atrás da patela e, assim, há pressão no osso atrás da cartilagem, resultando no quadro de dor . Se algo não for feito, a condromalácia será inevitável”, explica.

O trabalho de fortalecer também é indicado para quem está em recuperação de lesões e desgaste no joelho. “Basicamente, o tratamento se estende por seis semanas. A musculatura do quadril é a mais abordada, juntamente com o quadríceps femoral”, diz o fisioterapeuta.
Outro ponto a ser destacado é a pratica de exercício de forma equivocada. O indivíduo precisa respeitar o corpo, tendo os períodos de descanso, seja do dia a dia ou de competições. Caso algum desconforto surja, a paralisação nos treinamentos terá que ser feita imediatamente para que lesões mais graves não apareçam.
Confira alguns exercícios de fortalecimento muscular indicados pelo fisioterapeuta André Nogueira:
Abdução e rotação lateral do quadril em 30° de flexão com resistência elástica em torno dos joelhos. Abrir e fechar os joelhos com o elástico entre as pernas. Faça 20 repetições de cada lado.
Straight Leg Raise (SLR) lateral em 30° de abdução do quadril com extensão do quadril. Abrir e fechar a perna, mantendo a de baixo dobrada. Faça 20 repetições de cada lado.
Agachamento bipodal com faixa elástica ao redor dos joelhos para dificultar o exercício, evitando que o joelho ultrapasse o meio do pé.
Agachamento na superfície instável (bosu) com faixa elástica para aumentar a dificuldade do exercício recrutando mais os rotadores laterais do quadril.
Afundo com a faixa elástica puxando o joelho para dentro, fazendo com que o paciente tenha que corrigir o padrão fazendo a rotação lateral.
Afundo na superfície instável (dynadisc) com a faixa elástica puxando o joelho para dentro, fazendo com que o paciente tenha que corrigir o padrão fazendo a rotação lateral.







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.