segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ACERTE A POSTURA PARA UMA CORRIDA MELHOR

Especialista dá dicas sobre a importância do posicionamento correto durante as corridas para evitar dores e lesões

Por: Carol Sassatelli - São Paulo - 08/10/2015

postura
Fonte: Thinkstock
Se você sofre com algumas dores incômodas durante ou depois dos circuitos de corrida, mas não sabe exatamente o que está fazendo de errado, saiba que o problema pode estar na sua postura. Segundo Ronaldo Martinelli, coordenador do programa Bio Running da Bio Ritmo, para praticar este exercício não existem muitos segredos, porém a maneira como você movimenta o seu corpo pode determinar se a atividade será ou não mais segura. Além disso, com uma bom porte também é possível evitar lesões e diminuir o cansaço.
“A postura deve ser ajustada ao indivíduo e ao ritmo de trabalho imposto pelo atleta. Um posicionamento errado durante a corrida ou caminhada implica em uma menor eficiência mecânica do organismo, o que pode levar a uma fadiga precoce”, explica o especialista.

De acordo com Martinelli, é indispensável ao corredor procurar o auxílio de um profissional especializado (médico e fisioterapeuta) e realizar todas as avaliações biomecânicas necessárias antes de iniciar no esporte ou nos treinos musculares. Além disso, é necessário fazer as testes que verificam todos os vícios de postura, o que permitirá que sejam realizadas as mudanças e tratamentos necessários.
“Acredito que corrigir um atleta é de extrema importância, mas deve ser feito com cuidado e paciência, pois no processo mecânico o praticante executou uma determinada postura por anos, e mudar isto pode ser doloroso”, comenta o treinador. Ele também ressalta que a correção dos desvios posturais dependerá de cada caso avaliado, já que às vezes podem ser solucionados em pouco tempo, porém, em outros casos necessitam de muitos anos para serem resolvidos.
Por fim, Martinelli dá algumas dicas superimportantes para aperfeiçoar os movimentos da cabeça aos pés e fugir das dores e lesões durante a realização das corridas. Veja a seguir quais são elas:

  • O tronco deve estar ligeiramente elevado a frente, para que se aproveite a inércia do movimento.
  • Os joelhos devem estar sempre flexionados ao receber o impacto da passada.
  • Ao preparar a próxima passada, os joelhos devem flexionar em pelo menos 90 graus e os tornozelos ou pés devem ser elevados.
  • O quadril deve sempre ser mantido elevado com flexão leve.
  • A entrada do pé deve ser feita com a parte média e não o calcanhar.
  • A posição dos braços deve estar em 90 graus com as mãos passando na linha da cintura.
  • Ao executar a passada, o corredor deve adotar um alinhamento dos dois pés em sentido único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.