A corrida curta e em percurso plano é ideal para melhorar o seu tempo na distância
Por: Olavo Guerra - São Paulo - 22/09/2015
1. Durma bem
Uma boa noite de sono é importante para que o corpo esteja descansado e pronto para encarar a prova. Por isso, evite ir dormir muito tarde e, principalmente, sair um dia antes da corrida.
2. Chegue cedo
Isso garantirá uma tranquilidade ao organismo. A ansiedade tende a diminuir, bem como o nível de estresse, dando mais motivação ao atleta.
3. Aquecimento curto
Sugere-se uma preparação pré-prova de cerca de 15 minutos. Pode-se optar por um trote leve, variado com movimentos educativos de corrida. Isso fará com que mais sangue circule pelos músculos e as articulações fiquem lubrificadas. Não prolongar muito este exercício é importante para evitar um possível desgaste antes da prova.
4. Largada moderada
O primeiro quilômetro é muito importante para o restante da sua corrida. Largar muito forte pode ocasionar a falta de fôlego no final da prova. Adote um início em ritmo mais confortável e, a partir do segundo quilômetro, encaixe a velocidade treinada. No final, se ainda estiver com fôlego, pode aumentar ainda mais o ritmo.
5. Curvas fechadas
Para ganhar segundos preciosos, faça a curva na tangente. Tome cuidado, pois muitos atletas também querem fechar a curva. Um pode acabar tocando no calcanhar do outro e uma queda resultaria na perda de chance de baixar o tempo. Além disso, o sugere-se que os corredores evitem subir e descer calçadas, também para evitar lesões e acidentes.
6. Ritmo forte
Se você se preparou bem para a corrida, incluindo treinos longos, intervalados, entre outros, certamente será capaz de colocar uma velocidade mais alta nos 5 km. Como a prova é curta, um bom condicionamento dará totais condições de um atleta imprimir um ritmo mais forte. Depois de passar o primeiro quilômetro, já imponha o ritmo treinado e mantenha até o final.
7. Hidratação adequada
Adote uma estratégia de se hidratar bem antes da largada. O percurso contará com dois pontos de hidratação – entre os quilômetros 1 e 2; e entre o 3 e 4. Por ser realizada já em uma época mais quente do ano, é importante também beber água no percurso. Pegue um copinho, pelo menos, em cada um dos pontos e aproveite para se refrescar, jogando um pouco de água no rosto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.