sábado, 25 de julho de 2015

EMAGREÇA VENCENDO A ANSIEDADE E O ESTRESSE!

Esses problemas cada vez mais comuns podem atrapalhar (e muito!) no emagrecimento
Por: Caroline Sassatelli - São Paulo - 23/07/2015
estresse
Fonte: Thinkstock
Sabia que aqueles dias mais agitados podem ser muito mais prejudiciais à sua saúde do que você imagina? A rotina corrida do dia a dia, onde o tempo parece estar cada vez mais curto e as obrigações maiores, faz com que muitas pessoas sofram com crises de ansiedade e de estresse. Esses sintomas, muitas vezes, são indescritíveis, porém vem aparecendo cada vez mais no topo das reclamações da maioria das pessoas.
Entendendo o problema
De acordo com a psicóloga e coach de emagrecimento, Cíntia Seabra, esses problemas podem ser frutos de uma perturbação psicológica ocasionada por diversos motivos, como medo, preocupação e nervosismo. “Já quanto ao estresse, é possível que ele seja motivado pelo acúmulo de muitas atividades ou em decorrência de momentos de grande importância”, explica a especialista, que complementa: “Ambos os transtornos apresentam sintomas fisiológicos parecidos, como o suor na palma das mãos ou a aceleração do batimento cardíaco, por exemplo, mas não são sinônimos”.

Praticamente todas as pessoas já passaram por momentos que se sentiram dessa maneira. O problema, na verdade, acontece quando há um exagero, ou seja, em situações onde essas questões impedem que as atividades normais do cotidiano sejam realizadas normalmente, atrapalhando seu trabalho, rotina e tirando totalmente o seu sossego.
Outra possibilidade é que o estressado comece a se sentir irritado com absolutamente tudo o que ocorre à sua volta, diferentemente da maneira como costumava agir anteriormente. De acordo com a psicóloga, nos dois casos é muito importante que haja um acompanhamento junto a um profissional qualificado.

Estresse e ansiedade: vilãs do peso
Essa transformação nas atitudes de quem sofre com esses aborrecimentos pode resultar, ainda, em complicações relacionadas ao peso. “A pessoa perde o controle do que ingere, tentando compensar, dessa forma, as pressões que sofre. Por isso acaba engordando”, ressalta Cíntia, que ressalta a possibilidade de surgimento de doenças ainda mais graves, como diabeteshipertensão obesidade, devendo o indivíduo procurar um tratamento o mais rápido possível.
“Tanto para a ansiedade quanto para o estresse, é possível apostar em tratamentos que envolvem medicamentos (naturais ou não), ajuda psicológica, psiquiátrica ou uma combinação dos dois”, é o que orienta a especialista. Ela também aconselha a realização de atividades físicas, alongamentos, exercícios de respiração e meditação, além da realização de uma reeducação alimentar que inclua alimentos saudáveis, que é essencial.

Por fim, Cíntia incentiva: “Acredite, você não está sozinho, pois essas condições são extremamente comuns, devido ao grande nível de pressão ao qual somos submetidos diariamente”. Ela completa sugerindo que a busca por uma vida mais saudável e tranquila seja constante, independentemente dos transtornos causados pela ansiedade e o estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.